quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Atividade 6 - Aula


  • Jogando com as Operações
    24/06/2009
    Autor e Co-autor(es)
    Autor JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
    PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF
    Co-autor(es)
    Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.
    Estrutura Curricular
    Modalidade / Nível de Ensino
    Componente Curricular
    Tema
    Ensino Fundamental Final
    Matemática
    Números e operações

    -->
    Dados da Aula
  • O que o aluno poderá aprender com esta aula
    - Realizar o cálculo das operações de adição e subtração no conjunto dos números inteiros; - Utilizar as operações com números inteiros na resolução de problemas; - Identificar situações do cotidiano onde se trabalha com números negativos.
  • Duração das atividades
    04 horas/aula
  • Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    - Conceitos de números inteiros; - Noção de oposto de um número inteiro; - Definição de números opostos ou simétricos.

Estratégias e recursos da aula
Professor (a), na primeira parte dessa aula trabalharemos com situações-problema que auxiliem a interpretação dos resultados obtidos no cálculo das operações de adição e subtração de números inteiros. Em seguida serão desenvolvidas duas atividades que trabalharão com os conceitos estudados e formalizados e que poderão servir de apoio à compreensão do significado dessas operações (interpretação geométrica e algébrica).

Iniciando o trabalho com a operação de adiçao o professor pode apresentar problemas que envolvam, por exemplo, os resultados de um competiçao onde as equipes acumulam pontos positivos e negativos. Assim, de acordo com as pontuações de cada equipe, será possível representar o saldo final de pontos atraves da representação algebrica.

  • Situação I:A equipe ganhou três pontos em seguida ganhou outros quatro:

(+3) + (+4) = 3 + 4 = 7.

  • Situação II:A equipe conquista dois pontos e depois perde sete:

(+2) + (-7) = 2 – 7 = (-5).

  • Situação III:A equipe perde cinco ponto e em seguida ganha seis:

(-5) + (+6) = -5 + 6 = 1.

  • Situação IV:A equipe começa perdendo quatro pontos e depois perde outros três:

(-4) + (-3) = - 4 – 3 = (-7).
Através desse exemplo os alunos poderão ter uma melhor compreensão dos resultados obtidos na adição de números inteiros, e será possível concluir que quando somamos dois números inteiros os sinais de cada termo permanecem os mesmos, gerando uma operaçao de soma ou subtraçao.Para trabalhar com a subtração o professor poderá revisar o conceito de oposto e apresentar exemplos de expressoe algébricas que facilitarão a compreensão dos resultados obtidos.


Exemplo:

(+5) – (-2) (Conservamos o primeiro termo e encontramos o oposto do segundo)

+ 5 + 2 (Resolvemos a operação de adição)+ 7.


DICA: O professor pode pedir aos alunos que eles mesmos descrevam cada etapa da resolução.


ATIVIDADE I

A atividade “Jogos dos Números Inteiros” encontra-se disponível em:
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252
Essa atividade tem como propósito desenvolver a compreensão da representação geométrica das operações de adição e subtração, uma vez que no decorrer do jogo os alunos se deslocam em uma escada para cima ou para baixo, de acordo com os números sorteados em dados, sendo que em alguns degraus existem bônus ou ônus a serem conquistados.Para a realização da atividade o professor poderá dividir a turma em equipes distribuindo as funções em cada grupo para lançar os dados, deslocar-se sobre o “tabuleiro” e anotar os cálculos realizados.
DICA: Se preferir o professor poderá utilizar a quadra ou o pátio da escola, onde a escada poderá ser desenhada no chão.
DICA: É ; importante que o professor peça aos alunos que façam a interpretação de cada jogada, identificando qual operação está sendo utilizada.


ATIVIDADE II

Para trabalhar com a interpretação algébrica das operações estudadas o professor pode utilizar a atividade “Jogo da Memória”, utilizando peças similares as apresentadas abaixo.
As regras do jogo são as mesmas do Jogo da Memória comum, mas ao invés de peças iguais o jogador deve encontrar as peças que relacionam a expressão numérica ao seu resultado.


DICA: O professor poderá trabalhar com os mesmos grupos da atividade anterior. Vence a equipe que encontrar o maior números de pares.


Recursos Complementares
No link: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/numeros-negativos-429031.shtml
O professor encontrará atividades de contextualização e sistematização dos conceitos de números inteiros.
Em: http://euler.mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/html/historia%20negativos.pdf
Está disponível um artigo que pode servir de base para o trabalho com a história dos números inteiros.
E no link: http://www.youtube.com/watch?v=fbs8Fo104yY
Pode-se encontrar uma vídeo-aula onde são apresentadas algumas regras das operações com inteiros, que podem ser utilizadas ao fim da aula como método de reforço dos conceitos estudados.


Avaliação
A avaliação dos resultados obtidos pelos alunos no decorrer das atividades deverá ter foco na capacidade adquirida pelos mesmos em: - Trabalhar com a resolução de problemas envolvendo os cálculos de adição e subtração de números inteiros; - Interpretar os resultados obtidos no trabalho com essas operações; - Interpretar, tendo como base a reta numérica, o significados das regras de sinais e a comparação entre números inteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário